AFINAL, FUTEBOL É OU NÃO É UMA FERRAMENTA POLÍTICA? A HISTÓRIA DAS ÁFRICAS NOS DIZ QUE SIM.

A primeira Copa do Mundo aconteceu em 1930, em Montevidéu, capital do Uruguai. A competição contou com quatro seleções europeias (Iugoslávia, França, Bélgica e Romênia), duas norte-americanas (Estados Unidos e México); as outras sete seleções eram todas da América do Sul: Argentina, Brasil, Peru, Chile, Paraguai, Bolívia e, claro, o anfitrião Uruguai, campeão desta edição….

A RÚSSIA E O FUTEBOL: UMA HISTÓRIA DE POLÍTICA E PAIXÃO

A Rússia sediará a Copa do mundo de 2018, em meio a polêmicas envolvendo o governo de Vladmir Putin, acusações de manipulações nas eleições e influência nas eleições de Donald Trump e no Brexit o contexto político é turbulento. Mas não se assuste, a turbulência e o futebol sempre andaram lado a lado nas terras…

Por que assistir “Pantera Negra”?

Por que assistir “Pantera Negra”? Por que deveríamos assistir ao filme “Pantera Negra” nos cinemas a partir da semana que vem, dia 15 de fevereiro de 2018? Talvez por ser o próximo e tão aguardado filme do Universo Cinematográfico da Marvel; talvez por ser aquele que precede o grandioso “Vingadores: Guerra Infinita”; talvez por ser…

O guia definitivo da LINGUAGEM NÃO VERBAL no ENEM

30% das questões do ENEM apresentam recursos não verbais. Além disso, em todas as propostas de redação do ENEM, de 2009 a 2015, aparece esse tipo de recurso. Isso não é bem uma novidade, pois todo professor fala “atenção às imagens”, “olha os gráficos”, etc. Mas, muitas vezes, não é dada a atenção devida a…

Como a mídia trata o Negro e as culturas afros no Brasil e na América?

 Apagamento A mídia brasileira ignora o negro em todos os sentidos. A começar pela área jornalística, não se fala sobre a situação de extremo descaso social. Não se fala que 70,8% da população pobre brasileira é negra, não se mostra os salários 2,4 vezes mais baixos do que o de brancos nos mesmos cargos, não…

As provas estão chegando? Sim! Mas tá tudo bem! Acredite (:

Chegamos em um período do ano em que as emoções ficam a flor da pele para os alunos em fase pré-universitária. É importante reconhecer que essa é uma condição natural do processo e que você não está sozinho  nessas “angústias de vestibulando”. É natural que, agora, a ansiedade aumente, que os pensamentos sabotem seus estudos…

Todo ponto de vista é a vista de um ponto

O que você vê quando olha para a imagem acima? Qual dos dois cubos você enxerga à frente no primeiro momento? Volte ao desenho inicial, percebe que quando você enxerga um lado do cubo à frente, perde a perspectiva do outro? O que mudou quando você passou a ver o cubo da outra forma? Algum…

AFINAL, A INOVAÇÃO TEM CHEGADO À EDUCAÇÃO BRASILEIRA?

  INOVAÇÃO…(?) Consiste num termo extremamente utilizado na atualidade, não apenas no âmbito educacional, mas também, em vários setores da sociedade. Entretanto, uma das grandes problemáticas que envolvem essa questão é que muito se tem se falado de inovação sem antes buscar entender o seu verdadeiro significado. Com isso, precisamos não apenas nos provocarmos a…

A insustentável imparcialidade da mídia brasileira.

Milton Santos em seu livro “Por uma outra globalização” aponta o papel despótico da mídia e seu domínio pelo Estado e algumas empresas. Para Santos “o que é transmitido à maioria da humanidade é, de fato, uma informação manipulada que, em lugar de esclarecer, confunde.” A análise faz-se impressionantemente atual, mas cabe a pergunta: como…