[INFOGRÁFICO] Sistemas de Governo: Presidencialismo, Parlamentarismo e semipresidencialismo

Este ano, apareceram muitas notícias sobre a “crise do presidencialismo” e a possibilidade de o Brasil adotar o Parlamentarismo. Esse é um debate interessante e que pode ser aproveitado pelos vestibulares para avaliar se os alunos conhecem as diferenças entre os sistemas de governo. Pensando nisso, elaboramos esse texto e um infográfico para esclarecer alguns pontos importantes dessa questão.

Antes de qualquer coisa, é necessário conhecer a diferença entre formas de governo e sistemas de governo. A primeira faz referência a como se dá a relação entre governantes e governados, já a segunda é como o poder político é dividido e exercido. Nesse sentido, temos na atualidade duas principais formas de governo: a monarquia e a república.

Nas monarquias constitucionais o chefe de Estado é o monarca (rei/rainha; imperador/imperatriz). Seu poder é hereditário (ou seja, por laços sanguíneos) e vitalício (até o final da vida). Já nas repúblicas, o governo é do povo através das eleições (direta ou indiretamente), além disso, há alternância de poder e responsabilidade política (o governante responde por crimes de responsabilidade).

Passamos agora aos sistemas de governo. Nesses, as figuras de chefe de Estado e chefe de Governo são muito importantes.

Chefe de Estado: Representa o país, ou seja, cuida da defesa nacional, do comércio exterior, da representação do país no exterior.

Chefe de Governo: Cuida das diretrizes internas, trabalhando em conjunto com um grupo de governo (ministros e/ou gabinete).

Dito isso, vamos as diferenças entre os sistemas de governo: presidencialismo, parlamentarismo e semipresidencialismo:

sistemans-de-governo

Como você pode ver no infográfico, o sistema brasileiro é o presidencialismo. A sociedade brasileira consolidou esse governo no plebiscito de 1993, que tinha como opções: monarquia ou república e parlamentarismo ou presidencialismo. A população escolheu a república e o presidencialismo, atuais forma e sistema de governos do nosso país.

Esperamos que esta postagem ajude nos seus estudos. Caso tenha ficado alguma dúvida, mande nos comentários. Se isso foi útil para você, compartilhe com seus amigos.

 

Por Aline Gomes | Professora de Geografia e Atualidades do Personal Educa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *