“Por que meu filho não estuda?” Quer mesmo saber? Está preparado?

Se você tem uma criança em idade escolar, essa é uma pergunta que, com certeza, você deve se fazer todos os dias. Por que meu filho não estuda? Parece uma pergunta difícil, não é mesmo? No entanto, muitas vezes, por estarmos na condição de pais, nos esquecemos que um dia já fomos alunos e que, nesse contexto, a pergunta era um pouquinho diferente, algo como: “por que eu tenho que estudar? ”.

Está lembrado?

Pois é. Você já passou por isso e, certamente, deve se lembrar dos seus motivos para não querer estudar. Será que são os mesmos motivos pelos quais seu filho também não quer?

Apesar das diferenças entre uma geração e outra, os problemas ainda são muito parecidos. Pensando nisso, listamos as 3 principais dificuldades no estudo, apresentadas por crianças e jovens, de um ponto de vista um pouco diferente. Veja se faz sentido para você.

 

DESINTERESSE PELA SALA DE AULA

Aqui vale uma reflexão: será que seu filho não gosta de aprender ou ele não gosta da escola? O que você acha?

DT educação

Acordar cedo, permanecer sentado em uma cadeira desconfortável e conter a energia por horas, para colaborar com a ordem na sala, não é uma rotina fácil. Vivenciar isso, todos os dias, é como negar toda a energia, criatividade e colaboração, presentes nessa fase da vida. Alimentar esse sentimento por anos e anos, cria no aluno um certo tipo de distanciamento por tudo o que envolva o aprendizado tradicional, dentre eles, o estudo formal em casa. Dessa forma, estudar passa a ser desinteressante, não pelo aprendizado, mas pelos incansáveis anos de aplicação de uma metodologia que não privilegia a individualidade e o protagonismo. Portanto, não querer estudar é um problema, digamos que, inerente ao sistema e não ao seu filho.

TECNOLOGIA “ROUBANDO” A ATENÇÃO

Acho que já conseguimos entender que não há muita novidade nessa história de não querer estudar, certo? No entanto, é evidente, também, que com tanta tecnologia disponível ficou ainda mais difícil convencer nossos filhos a dedicarem um tempo para o estudo em casa. Afinal, como a página de um livro pode ser mais interessante que PokemonGO!? O problema é que a escola (quando digo escola, entenda como todo o sistema envolvido na educação de seu filho) é pobre em recursos – por mais caro que você pague por ela! A grande maioria das escolas não está se importando muito em se adequar ao mundo de seus alunos. Essa competição existente entre a escola e a tecnologia, seria mais justa se a escola, por exemplo, utilizasse uma plataforma de ensino, se tivesse aulas práticas ou se, de certa forma, envolvesse seus alunos por meio de desafios. No entanto, sabemos que não é assim.

FALTA DE ACOMPANHAMENTO

Depois que você cresce e se torna um adulto cheio de responsabilidades, você entende o valor de se ter alguém por perto que te mostre o caminho mais prático para se fazer determinada tarefa. Com o seu filho não é diferente. É importante que ele esteja acompanhado na hora do estudo, seja por um colega (ou mais), por um mentor de estudos ou por você. Quando o seu filho está acompanhado a aula é mais interessante, mais desafiadora e, consequentemente, mais rentável.

Pois bem, os tempos mudaram, mas a escola continua com os mesmos problemas. Então, será mesmo que o desinteresse de nossos filhos em estudar é algo que deve ser cobrado, exclusivamente, deles? De quem é a culpa, afinal? É necessária uma mudança de olhar sobre essas questões para que, de fato, possamos entregar a nossos filhos uma educação condizente a sua geração e que seja relevante para sua formação futura.

É por isso que no Personal Educa, oferecemos cursos relevantes para alunos do século XXI. Trabalhamos com ensino hibrido, em que utilizamos plataformas com diversos recursos para acompanharmos o seu filho de pertinho e de um jeito que ele gosta. Além disso, nossas aulas prezam pela colaboração entre os alunos (por isso que muitas delas são oferecidas em grupos) e pela aprendizagem ativa e desafiadora, fazendo com o que o seu filho se sinta parte da construção daquele conteúdo. Aqui no Pedu, nosso objetivo é dar aulas que façam sentido, aulas para serem lembradas.

aula-bio

Legal né? Traga seu filho para cá, atendemos alunos do fundamental, médio e pré-vestibular. Acesse nosso site e nosso facebook para mais informações 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *