O guia definitivo da LINGUAGEM NÃO VERBAL no ENEM

30% das questões do ENEM apresentam recursos não verbais. Além disso, em todas as propostas de redação do ENEM, de 2009 a 2015, aparece esse tipo de recurso.

Isso não é bem uma novidade, pois todo professor fala “atenção às imagens”, “olha os gráficos”, etc. Mas, muitas vezes, não é dada a atenção devida a essa linguagem. Por isso, separamos as melhores dicas para você aumentar suas chances de acerto nessas questões.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________

Nesse ebook você vai aprender:

– Como a imagem e o texto constroem o sentido na publicidade.

– A importância da data de publicação na análise das charges.

– Como estudar efetivamente mapas.

– Como a Geografia e a Matemática podem aparecer juntas na prova do ENEM.

– A importância dos dados para a argumentação na redação.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________

PUBLICIDADE

A publicidade está por toda parte, até no ENEM. Dos 30% de questões que contém elementos não verbais, 6% são cartazes publicitários.

“Mas só 6%?”.

Você não vive perguntando o que cai na prova? Pois é, olhando as últimas provas sempre encontramos esse gênero textual. E o melhor: quase sempre cobrado da mesma forma.

Olha só o texto que apareceu no ENEM 2013: Guia_IMAGEM1

Você não entendeu nada, né?

E agora? (ENEM, 2013)

Guia_IMAGEM2

DICA: Sabia que grande parte dos anúncios que aparecem no ENEM são de informativos do governo? Por isso, atenção quando você ver aquela propaganda sobre combate de doenças, sobre eleições, etc. Há uma grande chance de você encontrar novamente essa imagem na prova. Você pode treinar o passo a passo com esses anúncios! Siga as páginas do governo no Facebook, assim, até mesmo quando você estiver na rede social pode ter a chance de treinar essa habilidade.

Atenção: ao fim desse “textão da porra” você encontrará algumas imagens para relacionar com esse assunto 🙂  Fique até o fim. Você não vai se arrepender!

_____________________________________________________________________________________________________________________________________

CHARGES

Com certeza esse é o gênero não verbal que os vestibulandos têm mais receio. E não é para menos, já que a característica central das charges é a crítica. E esta está ligada ao que acontece no cotidiano.

DICA: Atenção a data de publicação, pois quase sempre está ali a chave para a resposta

A charge abaixo é do brasileiro Vitor Teixeira. O ano inserido é 2015, logo essa crítica está para algum fato que aconteceu no referido ano. Juntando essa informação com a cor predominante, o vermelho escorrendo como sangue, a bandeira do Estado de Minas Gerais, o homem brindando com o símbolo do dinheiro saindo do copo, temos o fato: é uma crítica ao rompimento da barragem em Mariana-MG em 2015. Se essa charge for vista em 2045, por exemplo, vai ser difícil recuperar o fato sem olhar a data.Guia_IMAGEM3

E claro, você notou o símbolo da empresa Vale do Rio Doce, certo? Eis aí um princípio para quando encarar uma charge no vestibular:

DICA: Não existe um só elemento que pode ser ignorado na sua análise. Na imagem em questão, é o símbolo da Vale que dá o destinatário da crítica do artista.

Entretanto, além de charges recentes, o ENEM também usa muitas charges históricas.

Guia_IMAGEM4

Esta acima foi utilizada na prova de 2013, o enunciado informava:

“O cartum, publicado em 1932, ironiza as consequências sociais das constantes prisões de Mahatma Gandhi pelas autoridades britânicas, na Índia, demonstrando”

Aí está a data de publicação: 1932. Esse dado é essencial para o estudante, pois sabemos que em 1932 a Índia ainda era colônia britânica e mais: que existia um movimento pacifista pela independência.

Bom, dito isso, vamos a imagem: Gandhi aparece atrás das grades; o lorde Willingdon, vice-rei da Índia britânica, com a chave da prisão olhando assustado para milhares de pessoas semelhantes a Gandhi. Você pode desconhecer a figura do vice-rei, entretanto, a partir da data, consegue inferir o poder colonial britânico.

Vamos agora as alternativas que o ENEM propõe para esta questão:

a) a ineficiência do sistema judiciário inglês no território indiano

Não. Se tudo o que está na charge importa, tudo o que não está também importa. Não há indícios do mal funcionamento do sistema judiciário inglês, pois o líder do movimento de desobediência civil, Gandhi, aparece preso.

b) o apoio da população hindu à prisão de Gandhi

Se observarmos bem a charge, o homem com a chave da prisão parece assustado com a multidão. Além disso, todas as pessoas são semelhantes a Gandhi, o que indica que estão do lado dele, com os mesmos ideais. Logo, não, a população não apoia à prisão, ela quer, na verdade, a soltura do líder.

c) o caráter violento das manifestações hindus frente à ação inglesa

Novamente: o que não está na charge também é importante para responder às questões. E nesse caso, não há sinal de violência.

d) a impossibilidade de deter o movimento liderado por Gandhi.

Essa alternativa tem respaldo na charge e no enunciado, pois demonstra que grande parte da população está ao lado de Gandhi, e sua prisão não diminuiu o apoio à causa. Portanto, alternativa correta.

e) a indiferença das autoridades britânicas frente ao apelo popular hindu.

Observe, essa alternativa está errada por falar em “indiferença”, pois notamos que o representante do poder britânico está com uma expressão assustada diante do movimento, ou seja, não é indiferente à situação.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________

MAPAS E PLANTAS

Se você só folhear as provas do ENEM vai notar que sempre aparecem mapas. É importante que você tenha noção das regiões do mundo para responder corretamente as questões.

Observe esse mapa do ENEM 2014:

Guia_IMAGEM5

Conhecendo a região destacada, você consegue responder com facilidade a questão. Por isso, a próxima dica é para te ajudar na preparação da prova:

DICA: Sempre que estiver estudando algum conteúdo que faça referência a algum país ou região do mundo, procure localizar isso visualmente em um mapa.

Vale a pena, inclusive, ter um mapa mapa-múndi como material de estudo 🙂

Do mapa mundi, você precisa ter uma noção do todo, das regiões, dos países envolvidos em questões geopolíticas. Mas não precisa saber a capital do Cazaquistão! (só para constar, é Astana).

Agora, com relação ao Brasil é fundamental que você tenha um conhecimento de localizações mais detalhado.Guia_IMAGEM6

Esse mapa apareceu no ENEM 2015 e a questão perguntava qual problema ambiental estava representado. Para que o candidato respondesse corretamente precisava saber que temos desertificação na região em questão (exemplo).

DICA: Tenha sempre um mapa do Brasil como material de estudo. Para estudar vale a pena não só localizar as informações, mas também fazer mapas temáticos para cada questão estudada.

Bom, até agora você viu mapas relacionados ao caderno de Ciências Humanas e suas tecnologias, mas você sabia que mapas e plantas aparecem também no caderno de Matemática?

A única forma de um mapa ser “exato” seria uma escala um sobre um, como sugere Borges (1994), ou seja, algo inviável. Para solucionar parte desse dilema, temos as escalas, que são a relação entre as dimensões reais da superfície e sua representação em uma superfície plana menor. Por isso, o ENEM costuma cobrar as escalas também no caderno de Matemática.

Veja esse exemplo:

(ENEM, 2013) A Secretaria de Saúde de um município avalia um programa que disponibiliza, para cada aluno de uma escola municipal, uma bicicleta, que deve ser usada no trajeto de ida e volta, entre sua casa e a escola. Na fase de implantação do programa, o aluno que morava mais distante da escola realizou sempre o mesmo trajeto, representado na figura, na escala 1 : 25 000, por um período de cinco dias.

Guia_IMAGEM7

Quantos quilômetros esse aluno percorreu na fase de implantação do programa?

RESOLUÇÃO:

O conceito geográfico e matemático é: cada centímetro nessa planta equivale a 25.000 cm na realidade. Então, a primeira coisa é contar quantos centímetros separam a casa da escola na planta. Se contar aí, vai chegar a 16 cm.

Aqui vem uma parte que exige atenção: o aluno vai e volta da escola, então, 32 centímetros na planta.

Se cada um centímetro equivale a 25.000, então basta fazer 32 vezes 25.000, que você chega a distância real, em centímetros, percorrida por dia: 800.000. Como a fase de implantação do programa foi de 5 dias, então, devemos fazer essa distância vezes os cinco dias: 4.000.000cm. Mas, a questão pede a resposta em quilômetros, então: 40km.

Essa questão é bastante simples, exige apenas o conceito de escala e algumas operações matemáticas simples. E questões assim são recorrentes no caderno de Matemática.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________

GRÁFICOS

Dos recursos não verbais que aparecem no ENEM, aproximadamente 20% são gráficos. E engana-se quem pensa que os gráficos estão restritos ao caderno de Matemática e suas Tecnologias, essa linguagem aparece em todos os cadernos da prova, até mesmo em algumas propostas de redação, como em 2015:

Guia_IMAGEM8

Esses dados podiam ser usados, dando os créditos a Secretaria de Políticas para as Mulheres, para justificar a argumentação do candidato. Um argumento sustentado por dados retirados de fontes confiáveis é sempre enriquecedor e deixa o texto muito mais convincente. Lembre-se que o objetivo de um texto argumentativo é convencer o leitor por meio de argumentos bem embasados.

Gráficos de população são muito comuns nas provas do ENEM.

DICA: A base de dados do IBGE (http://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/) traz a projeção do crescimento populacional brasileiro e vários gráficos de população, sendo possível até mesmo visualizar animações.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________

Você leu neste ebook dicas valiosas de como a linguagem não verbal aparece no ENEM. Esperamos que a partir de agora você dê atenção aos desenhos e esquemas na lousa, as propagandas, charges, mapas (até aquele que aparece na previsão do tempo) e assim potencialize seu estudo.

Não esqueça que ao final deste você encontra cartazes para estudar essa linguagem e mapas para imprimir.

Nós, do Personal Educa, estamos empenhados em te ajudar nesse difícil, porém recompensador, caminho até a sua aprovação. Bons estudos!

_____________________________________________________________________________________________________________________________________

LINKS DAS IMAGENS:

Questão 116 http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2013/caderno_enem2013_dom_amarelo.pdf

Charge Gandhi https://historiandonanet07.files.wordpress.com/2015/10/india.jpg

Charge Vitor Teixeira https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/736x/c5/43/c5/c543c5127f24a755d8dedcb6959f3cde.jpg

Mapa mundi destacado – Questão 9 http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2014/CAD_ENEM_2014_DIA_1_01_AZUL.pdf

Mapa Brasil – Questão 1 http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2015/CAD_ENEM%202015_DIA%201_01_AZUL.pdf

Gráfico Violência contra mulher – proposta de redação http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2015/CAD_ENEM%202015_DIA%202_05_AMARELO.pdf

_____________________________________________________________________________________________________________________________________

ANEXOS

Anúncios

Guia_IMAGEM9

(https://www.facebook.com/ministeriodaeducacao/photos/a.516922078355611.1073741825.188209857893503/1017542578293556/?type=3&theater )

Guia_IMAGEM10

(https://www.facebook.com/ministeriodaeducacao/photos/a.516922078355611.1073741825.188209857893503/1016908991690248/?type=3&theater)

Guia_IMAGEM11

(https://www.facebook.com/JusticaGovBr/photos/a.264848146991103.1073741828.262699747205943/714467008695879/?type=3&theater)

Guia_IMAGEM12

(http://www.portaldapropaganda.com.br/noticias/wp-content/uploads/2016/02/imagem_release_584991.jpg)

Mapas

Guia_IMAGEM13

Como o mapa mundi precisa de uma resolução muito grande, recomendo que tirem a partir desse link: http://7a12.ibge.gov.br/images/7a12/mapas/mundo/planisferio_pol.pdf

Guia_IMAGEM14

 

legenda aline

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *