Saiba como causar uma boa impressão na redação da Unesp! ;)

 

vunesp

No próximo final de semana acontece a 2ª Fase do Vestibular Unesp de Meio do ano. No segundo dia de prova temos a redação e com o objetivo de ajudá-los, nós, do Personal Educa, preparamos algumas dicas.

Se o seu objetivo é passar na UNESP, preste atenção! Ao analisarmos todas as provas, de todas as instituições, preparadas pela VUNESP, perceberemos sempre as mesmas características, tanto na apresentação da proposta de redação, quanto na estrutura de texto a ser feita pelo aluno. Logo, nestes vestibulares, opte sempre em fazer um texto crítico e que mostre sua opinião, mesmo que sua opinião seja o famoso “em cima do muro”. Para isso, escreva na estrutura Unilateral, na qual você faz uma dissertação mostrando os dois lados do tema, mas o argumento com o qual você concorda vem sempre posicionado como o último (antes da conclusão, claro!) parágrafo de argumentação. Ademais, retome seu ponto de vista na primeira sentença da conclusão. Se você for a favor do “em cima do muro”, faça uma dissertação Bilateral, de estrutura “Por um lado… Por outro”. A diferença entre as estruturas reside na distribuição dos parágrafos: aqui, você pode disponibilizar os parágrafos sem uma ordem específica, mas deve marcar seu posicionamento na conclusão (ou mostrar que o equilíbrio entre posturas é o ideal, ou priorizar uma das duas posturas abordadas por você no texto).

Vale ressaltar que as provas têm sofrido mudanças quanto ao tema das redações. A VUNESP tem optado por temas menos subjetivos, menos ligados às questões filosóficas. No vestibular de meio de ano, em 2014, por exemplo, a UNESP trouxe, como temática, o problema da violência contra a mulher na sociedade brasileira. Bastante atual e polêmico. E no vestibular 2016, o tema foi “Publicação de imagens trágicas: banalização do sofrimento ou forma de sensibilização?”, também muito atual, considerando o avanço das tecnologias de informação.

Após todas as dicas textuais, algumas coisas importantíssimas devem ser ditas. No dia anterior às provas, descanse, relaxe! Alimente-se bem – não coma coisas estranhas ou que você sabe que pode passar mal se ingeri-las –; durma cedo para acordar disposto; vista roupas confortáveis e fresquinhas para ir fazer a prova. E, o mais importante: leia atentamente a todos os textos da prova. Para fazer um bom vestibular e atingir o resultado esperado, é preciso unir a tríade estudo, atenção e tranquilidade.

 

BOA PROVA! Estaremos na torcida por vocês!

 

Por: Mariana Renofio | Profa. de Redação do Personal Educa

1 comentário Adicione o seu

  1. geterlucio disse:

    Bom dia,vou fazer a prova da PMSP 2015 e gostaria de dicas pra uma boa redação! Tenho muita dificuldade.
    Att;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *